Wiki Diversidades
Advertisement
Aliagender

Símbolo

Aliagênero (semelhante ao aporagênero) é uma identidade de gênero não-binária e um tipo de outrogenero (gênero abinário); que se destaca das identidades de gênero existentes, sendo algo completamente diferente de muitos outros gêneros. Não é uma mistura de masculino e feminino, nem uma ausência de gênero, mas supostamente uma identidade de gênero específica que não é homem ou mulher.

História[]

Beck, um moderador do blog "askanonbinary" do Tumblr, criou a palavra "aliagender" em resposta a perguntas de Zoë ou Leo (usuário do Tumblr ZoboTheHob0, anteriormente ZoboTheHobo), em 2013. Zoë ou Leo mais tarde descreveu este evento: "eu estava lá quando aliagender foi cunhado. na verdade, eu era a razão pela qual ele foi cunhado. Enviei mensagens para askanonbinary e beck veio com a palavra. definimos então como uma experiência de gênero diferente do Eu sempre quis que este fosse um termo para um gênero positivo específico que não estava associado ao espectro homem/mulher, mas era um gênero que existia e NÃO sem gênero."

Logo depois, alguns usuários do Tumblr começaram a argumentar "que aliagender é racista, pois é basicamente apenas uma versão caiada de terceiro gênero ", por nenhuma outra razão além de ser um gênero não binário. Em resposta, outra pessoa cunhou "aporagender" como uma alternativa a aliagender, devido a preocupações de que aliagender possa ser "racista ou apropriativo". Aliagender nunca foi concebido para ser uma versão caiada de terceiro gênero, e não há razão para interpretar dessa maneira. Zoë ou Leo esclareceram que "eles não pretendiam que o aliagender fosse prejudicial de forma alguma e foi criado para descrever um conceito 'diferente' de gênero".

Simbologias[]

Aliagênero possui um símbolo, que é um círculo vazio com uma linha reta saindo dele terminando em uma letra A. Este símbolo pode ser reproduzido com a linha partindo de qualquer parte do círculo, mas a letra A está sempre virada para o lado externo, como uma seta. O símbolo foi postado por Cari Rez Lobo (Cari-Rez-Lobo no deviantArt) em 2 de outubro de 2014 e é creditado a um grupo de pessoas não-binárias brasileiras.

A bandeira aliagênero que talvez seja a utilizada mais frequentemente foi feita pele administradore do deviantArt Pride-Flags, e publicada no dia 4 de setembro de 2015. Suas cores – 9 faixas verdes, roxas e laranjas e de cores entre estas – foram escolhidas por não serem associadas com gêneros binários.

Referências[]

  1. Aliagender - Nonbinary Wiki
  2. Aliagender | Gender Wiki | Fandom
  3. Aliagênero
Advertisement