Wiki Diversidades
Advertisement

Assexual estrite (ou suptiliassexual) é alguém que não sente atração sexual em circunstância alguma.[1] O termo assexual estrito é usado para definir assexuais que não se encontram no espectro cinza e que não sentem nenhuma atração sexual por ninguém em nenhum momento. Assexuais estrites ainda podem sentir atração romântica ou serem arromântiques.[2][3][4]

O termo suptiliassexualidade (assexualidade suptílica) foi introduzido no inglês, derivado de suptilic + asexual (suptílique + assexual), para descrever a assexualidade estrita.[5][6] Esse vocabulário surgiu no português para assexuais da área escura (representades pela cor preta na bandeira) do espectro assexual,[7] visto que grayssexuais (cinzassexuais) também são considerades assexuais, só que de área cinza, sendo a atração sexual de greyssexuais (ou cinza-assexuais) vivenciada de forma parcial (mesial/mesi-assexual), circunstancial/condicional (como demissexuais e frayssexuais) ou temporária.[8][9][10][11] Indivíduos assexuais estritos (ou assexuais suptílicos) vivenciam sua atração sexual de forma nula, ou seja, experienciam total ausência de atração sexual de forma completa/integral.

Referências[]

Advertisement