Wiki Diversidades
Advertisement
Terci

Atração terciária ou não-rose é um termo guarda-chuva com origem nas comunidades aroace, descrevendo formas de atração além de atrações românticas e sexuais, ou além de físicas e emocionais.

Para indivíduos que não são a-espectrais, uma parceria pode envolver muitas ou todas as formas de atração, acessíveis dentro de sua vivência e cultura. Quando uma ou mais formas de atração não são vivenciadas, como com indivíduos arromânticos e assexuais, pode se tornar mais fácil identificar formas mais específicas de atração.

Aroaces que experimentam atração não-sexual/não-romântica podem se identificar como aroace orientade ou arace angular, ou podem simplesmente usar outro rótulo de orientação, além de arromântico e assexual.

Um indivíduo que vivencia atração terciária pode usar o termo orientado para expressá-la como sua identidade sem necessariamente usar o modelo de atração dividida ou outra orientação amativa ou afetiva específica, bem como ser sem orientação.

Rótulos de orientação específicos podem ser derivados de cada tipo de atração usando qualquer um dos prefixos usados para atrações sexuais ou românticas. Por exemplo, alguém pode ser bissensual, o que significa que elu vivencia atração sensual por indivíduos de dois ou mais gêneros.

Indivíduos que não vivenciam atração terciária podem se identificar como aterciários ou não terciários. Indivíduos aroaces que não sentem atração terciária podem se identificar como electioaroaces ou anatracionais.

Exemplos[]

Referência[]

  1. https://lgbtqia.wiki/wiki/Tertiary_Attraction
Advertisement