Wiki Diversidades
Advertisement

Perissexo, diadicidade ou endossexo descreve pessoas que não são intersexo, englobando o binário inato de sexo típico e corporalidade convencional de um indivíduo wolffiano/mülleriano. As pessoas podem ter um corpo predominantemente testosteronizado (CPT) ou estrogenizado (CPE), esses termos incluem tanto pessoas intersexo quanto diádicas. Contudo, há pessoas que têm um corpo hormonalmente diferente desse binário também, nela há algumas pessoas intersexo e/ou altersexo. Os adjetivos microgamétique (microgamética/microgamético) e macrogamétique/megagamétique (megagamética/megagamético ou macrogamético/macrogamética) referem-se a capacidade reprodutiva de produzir microgametas (espermatogênese/microgamtogênese) ou macrogametas/megagametas (ovulogênese/oogênese ou macrogametogênese/megagametogênese).

Indivíduos diádicos podem ser cisgênere, transgênere ou ter outra modalidade de gênero. Pessoas diádicas podem ser hétero, homo ou não-monoafetivas. Endossexos ou perissexos podem ser homens, mulheres ou não-bináries.

Advertisement