Wiki Diversidades
Advertisement
Epicene

Símbolo epiceno

Epicene é um termo usado para descrever a falta de distinção de gênero. Também pode ser usado como gênero, ou como uma forma de descrever uma variedade de gêneros.

Como adjetivo, epicene descreve "o que exibe características de (masculino e feminino), mas não é nenhum dos dois". Foi historicamente usado para descrever o comportamento efeminado em homens e, menos comumente, comportamento não feminino nas mulheres. Era geralmente usado intercambiavelmente com androginia.

Na linguística, o epicene é usada para descrever uma palavra que tem apenas uma forma para as versões masculina e feminina da palavra. Não é tipicamente usado no contexto do inglês, onde não há gênero gramatical, mas em línguas em que substantivos têm gênero por padrão, uma palavra epicena é considerada atípica.

O gênero epiceno pode ser usado para descrever um gênero não-binário que é neutro em toda masculinidade e feminilidade. No entanto, há pouco consenso sobre uma definição, por isso às vezes pode ser usada para descrever quaisquer gêneros não binários.

Etimologia[]

Na antiguidade, epiceno deriva o nome da bola epíkoinos (έπίκοινοσ, sórdido, comum para muitas pessoas, coisas, etc.), com que jogavam um jogo violento entre duas equipes Epísquiro (έπίσκυροσ). Formado pelo prefixo epi-, que significa em cima, e o sufixo κοινός (koinós, “comum, geral”, usado como -coeno-). Com a latinização, a ideia de tomar posse da bola pela força (arrebatar a bola) ganhou ainda mais terreno.

Em relação à promiscuidade, contudo, no grego antigo surge com a conotação de algo que "não faz distinção entre classes sociais", que não separa as coisas "humanas" das coisas "divinas", que é "comum, público, banal" e no latim, encontram-se duas palavras com conotações distintas: uma que é semelhante à "epimiceia" grega ("promisce") e outras ("colluvies, ei"/ "colluvio, onis") que se referem a "águas de lavagem, sujidade, porcaria, imundície, impureza, confusão, caos". Sendo a etimologia latina vinda de prōmiscuus (“misto, não separado, indiscriminado”), prō significando "adiante" com misceō (“mistura”).

Ligações externas[]

Advertisement