Wiki Diversidades
Advertisement

O espectro assexual ou assexualidade é uma identidade sexual (orientação sexual) que se caracteriza pela ausência de atração sexual, seja de forma parcial, circunstancial, rara, fluída/fluxa ou total.

Ace é o apelido popular para pessoas assexuais. Por causa dele, há assexuais que utilizam as cartas ás de espadas e ás de copas como simbologia para suas assexualidades.

Enquanto que alossexuais (sexuais) sentem o desejo de ter relações sexuais com outras pessoas, assexuais não sentem esse desejo ou sentem pouquíssimo e se satisfazem com outros tipos de relações, como relações românticas. É impotante mencionar que, mesmo pessoas ace não sentindo essa necessidade da forma que alossexuais sentem, elus podem praticas o ato sexual se assim desejarem (seja por causa do momento, para agradar sue parceire ou até mesmo porque deseja isso com ê outre).

Pessoas assexuais não precisam ser necessariamente arromânticas.

Ao contrário de celibato ou abstinência sexual, que é uma escolha pessoal, a assexualidade não é uma escolha; ela apenas faz parte da pessoa.

Cada assexual vivencia relações, atrações, excitação de maneira diferente.

Há assexuais que participam de sexo, por várias razões.

Assim como existem pessoas que raramente e inesperadamente mudam de sexualidade (por exemplo, de homossexual para bissexual), também existem assexuais que raramente e inesperadamente se tornam sexuais e vice-versa.

Não há nenhuma prova ou teste para determinar se alguém é assexual. Assexualidade é como outras identidades: no seu núcleo, é só uma palavra que pessoas usam para ajudar a se auto-conhecerem. Se alguém, a qualquer momento, acreditar que o termo assexual seja útil para descrever a si mesme, a comunidade assexual encoraja que use o termo por quanto tempo fizer sentido.

Assexuais podem se identificar como:

Bandeira assexual

Em agosto de 2010, uma bandeira foi escolhida para aumentar a visibilidade de assexuais. A faixa preta representa a assexualidade, a faixa cinza representa gray-A e demissexualidade, a faixa branca representa a sexualidade e a faixa púrpura representa a comunidade.

Em 2011, os contingentes de pessoas assexuais da parada de São Francisco, Londres, Estocolmo e Toronto carregaram essa bandeira.

Excitação

Para algumas pessoas assexuais, a excitação é uma ocorrência comum, embora não esteja associada ao desejo de encontrar parceire/parceires sexual/sexuais. Algumes assexuais se masturbam ocasionalmente, mas não sentem desejo de encontrar parceire/parceires sexual/sexuais. Outres assexuais sentem pouca excitação ou não sentem nenhuma excitação. Pessoas assexuais não vêem a ausência de excitação sexual como um problema que deve ser corrigido, e dão foco a outros tipos de prazer.

Pesquisas científicas

Embora a ciência da sexualidade humana conheça a assexualidade desde 1940, pouca pesquisa foi feita. A maior parte da pesquisa acerca da assexualidade é recente. Nota-se um crescente interesse na assexualidade.

Links externos

Leia também

Advertisement