Wiki Diversidades
Advertisement

Homem cisgênero (ou simplesmente homem cis) é alguém de gênero masculino que foi designado homem ao nascer. Esse termo é usado para designar homens de modalidade cisgênera e os diferenciar dos homens trans e pessoas transmasculinas.

Homens cisgêneros também podem ser cissexo (ou cissexual), significando que ele não é transexo (ou transexual) nem transgênero. Raramente uma pessoa cisgênera é transexual.[1]

Alguns indíviduos cismasculinos podem se identificar homens não-binários ou altersexo. Alguns homens cis vivenciam disforia de gênero, porém são minoria.[2] A maioria dos homens cis, por serem conformantes de gênero, usam linguagem pessoal masculina (como os pronomes e tratamento o/ele/-o), contudo há homens que usam pronomes femininos,[3] como as performistas de drag queen, e/ou neutros (neopronomes).

Nem todo homem cis performa masculinidade, logo homens cis também podem ter uma expressão de gênero não-conformista, serem femininos ou andróginos.

Homens cis podem ter qualquer orientação sexual, como serem multissexuais, polissexuais, bissexuais ou pansexuais. Já no caso de monossexuais, homens androssexuais ou androrromânticos são considerados gays/homos e homens ginessexuais ou ginerromânticos são considerados héteros.

Homens intersexo também podem ser cis. Homens cis que não são intersexo são considerados perissexo, endossexo ou diádicos.

Leia também[]

Referências[]

Advertisement