Wiki Diversidades
Advertisement

Isogênero (por vezes abreviado a iso) é uma modalidade de gênero que se refere a alguém que não é cis nem trans. Exemplos de indivíduos que podem se identificar como isogênero incluem:

  • Um indivíduo bigênero, ou de outra forma multigênero, que realmente não se sente transgênero como uma parcela significativa de seu gênero se assemelha fortemente/é o mesmo que seu AGAB e não é disfórico em relação ao seu gênero.
  • Um indivíduo não-binário que realmente não se sente transgênero, pois seu gênero é fortemente semelhante ao gênero atribuído no nascimento. Por exemplo, um indivíduo não-binário alinhado ao feminino que é AFAB pode ser considerado isogênero.
  • Alguém que deixa de sentir incongruência de gênero às vezes ou alguém cuja incongruência de gênero flutua em intensidade.
  • Um indivíduo agênero ou sem gênero que não se sente transgênero, devido ao fato de que seu gênero não existe ou é uma desidentificação.
  • Pessoas abinárias ou com outrogêneros, como neutrois e maveriques, em que seus gêneros não têm relação com dicotomias de gênero (gêneros binários).
  • Pessoas que se encaixam na definição de transgênero, porém não passam por alguma transição corporal ou vestuária, e não se identificam com a transgeneridade.
  • Alguém intersexo que sente que as modalidades de gênero cis e trans não descrevem quem elu é.
  • Alguém num sistema plural de pessoalidades psicológicas, com um corpo que não condiz com sues alters ou membres da cabeça.
  • Alguém que passou por destransição de gênero ou uma transição atípica.

Outros termos semelhantes com a isogeneridade existem, como metagênero e absgênero.

Ligações externas[]

Advertisement