Wiki Diversidades
Advertisement

Misgendering (malgenerizamento, malgenerificamento, malgenerificação ou malgenerização em tradução livre), algumas vezes traduzido como maldenominação de gênero, é o ato de errar o gênero ou tratamento pessoal de alguém, como pronomes, seja de forma proposital ou involuntária.

Em inglês, denomina-se especificamente como mispronouning a ação de errar o pronome de alguém, mas misgendering não limita-se somente a pronomes ou sistemas pronominais. Chamar uma pessoa que não é homem (como mulheres ou algumes não-bináries) de homem é uma forma de errar o gênero de alguém.

Usar uma linguagem ou tratamento de gênero o/ele/-o ou a/ela/-a para alguém que usa um sistema excluivamente neolinguístico (como ê/elu/-e) é uma forma de misgendering. Outra forma de maldenominação de gênero é chamar de linde uma mulher trans ou um homem trans que não usa neodesinências (como -e).

Empregar artigo "a" ou algum neoartigo a um homem trans que usa exclusivamente artigo "o" é uma forma de maldenotação de gênero.

Pessoas cis também podem enfrentar misgendering, especialmente quando não performam conformidade ou estereótipos de expressão de gênero.

Ver também[]

Ligações externas[]

Advertisement