Wiki Diversidades
Advertisement

Mulher transgênero (ou simplesmente mulher trans) é alguém de gênero feminino que foi designada homem ao nascer. Esse termo é usado para designar mulheres de modalidade transgênera e as diferenciar das mulheres cis e pessoas cisfemininas.

Mulheres transgêneras também podem ser transexo (ou transexuais), significando que elas não são cissexo (ou cissexuais) nem cisgênero. Raramente uma pessoa transexo é cisgênera.[1]

Alguns indíviduos transfemininos podem se identificar mulheres não-binárias ou altersexos. Algumas mulheres trans vivenciam disforia de gênero. A maioria das mulheres transgênero usam linguagem pessoal feminina (como os pronomes e tratamento a/ela/-a), contudo há mulheres que usam pronomes masculinos,[2] como os performistas de drag king, ou neutros (neolinguagem).

Nem toda mulher trans performa feminilidade, logo mulheres trans também podem ter uma expressão de gênero não-conformista, serem masculinas ou andróginas.

Mulheres trans podem ter qualquer orientação sexual, como serem multissexuais, polissexuais, bissexuais ou pansexuais. Já no caso de monossexuais, mulheres androssexuais ou androrromânticas são consideradas héteros e mulheres ginessexuais ou ginerromânticas são consideradas homos/lésbicas.

Mulheres intersexo também podem ser trans. Mulheres transgêneros que não são intersexo são consideradas perissexo, endossexo ou diádicas.

Leia também[]

Referências[]

Advertisement