Wiki Diversidades
Advertisement

Pluriafetividade ou plurianidade é um termo para designar a atração por múltiples pessoas e/ou gêneros e a relação afetiva entre mais de duas pessoas. Ume pluriafetive (ou pluriane) pode ser multiafetive (atraíde por mais de um gênero) e/ou poliafetive (adepte do poliamor).[1][2]

Os sufixos -afetividade e -afetive (afetivo/afetiva/afetivx) podem expressar tanto romanticidade (como monorromanticidade) ou quasiplatonicidade quanto modalidade relacional (como ambiamor). A atração afetiva é um termo alternativo à atração romântica, por exemplo, sendo mais amplo para incluir outras atrações emocionais, como a alterous e, às vezes, platônica.[3][4] Logo, a pluriafetividade pode ser usada para descrever a plurirromanticidade ou multirromanticidade, pluriplatonicidade (pluriqueerplatonicidade ou pluriquasiplatonicidade) ou multiplatonicidade (multiquasiplatonicidade ou multiqueerplatonicidade) e polirromanticidade ou poliplatonicidade (poliqueerplatonicidade ou poliquasiplatonicidade).

Há também a pluriafetuosidade, baseada na palavra polyaffectionate em inglês.[5][6] Plurian engloba tanto pluraliane (pluralian) quanto multiamor (pluriamor).[7] Uma relação com mais de duas pessoas pode ser denominada plurisal (pluriad) ou multisal (polisal/polyad ou multiad).

Referências[]

Advertisement