Wiki Diversidades
Advertisement

A poliafetividade descreve relações entre mais de duas pessoas de maneira consensuada e equilibrada ou a atração por mais de uma pessoa. Juridicamente, o termo relações poliafetivas (união poliafetiva ou relacionamentos poliafetivos) designa o poliamor e a polifidelidade (plurisais, plursais, multisais ou polisais, como quadrisais e trisais) em uniões estáveis (amasiamento afetivo). A poliafetividade pode ser um grupo familiar, formado por três ou mais pessoas que se interessam por constituir um vínculo familiar, de amor, respeito e cuidado mútuo para com os sues companheires (compas ou afetos).[1][2]

Nesse tipo de relacionamento, todas as pessoas envolvidas têm relações íntimas e comprometidas entre si e compartilham afeto, apoio e responsabilidades. As relações poliafetivas podem envolver uma combinação de gêneros e orientações sexuais diferentes, mas o mais importante é que todas as partes concordem com os termos do relacionamento e respeitem a privacidade e as necessidades individuais de cada membre.

Por vezes, poliafetividade é confundida com polirromanticidade e, consequentemente, poliplatonicidade (polyplatonic).

Outros termos[]

Em inglês há três traduções parecidas: polyaffective, polyaffectional e polyaffectionate. Porém, podem apresentar definições distintas. Polyaffective (poliafetive) pode ser usado para famílias e relações ou metamores. Em famílias, é a ideia de manter um vínculo afetivo fora dos relacionamentos íntimos com tode ês outres com quem você está conectade - ex-parceires, coparentidade [copai(s), conans/copãe(s) e comãe(s)], amigues em comum, ê outre parceire de sue parceire e qualquer outra pessoa.[3] Quanto para relacionamentos poliafetivos, descreve as relações não sexuais entre pessoas que estão relacionadas através de um relacionamento poliamoroso e, portanto, membras de um polículo.[4] Poliafetuose (poliafeição ou poliafetuosidade, polyaffectionacy ou polyaffection) é alguém que quer relação íntima não-romântica com mais de uma pessoa, geralmente usado por arromântiques.[5] Poliafeccional é uma possibilidade.

Referências[]

Advertisement