Wiki Diversidades
Advertisement

O sistema alibinário é um sistema de termos usados para descrever a diferença de uma relação com a experiência não-binária comparada com os gêneros binários.

Dentro deste sistema se destacam 4 categorias diferentes que classificam a vivência não-binária, que são: exobinária, mesobinária, ideobinária e viabinária.

Subclassificações[]

Viabinaridade[]

A viabinariedade ou espectro viabinário é usade para categorizar a experiência de algumas pessoas não-binárias. Refere-se a pessoas com experiências relacionadas/semelhantes a um gênero binário, embora não sejam binárias. Nesse espectro, há as categorias miaspec e fiaspec, embora elas também sejam utilizadas para falar do alinhamento masculino ou feminino no geral, incluindo o binário de gênero.

Exobinaridade[]

A exobinariedade ou espectro exobinário é usade para categorizar a experiência de algumas pessoas não-binárias. Refere-se a pessoas com experiências de gênero completamente fora ou independentes do binário de gênero ou qualquer coisa relacionada a ele. Sob o guarda-chuva de espectroespectro exobinário você tem: niaspec, agiaspec, aiaspec, e alguns gêneros xiaspec. Abiaspec ou exospec é uma abreviação de abinaridade.

Ideobinaridade[]

A ideobinariedade ou espectro ideobinário é usade para categorizar a experiência de algumas pessoas não-binárias da maneira que se baseia em conceitos binários relacionados sem estar diretamente conectado ao binário. Há alguma sobreposição entre ideobinárie e viabinárie, mas não tanto de uma sobreposição em comparação com ideobinárie.

Mesobinaridade[]

A mesobinariedade ou espectro mesobinário é usade para categorizar a experiência de algumas pessoas não-binárias cuja identidade de gênero envolvem ou referenciam ambos, sendo intermediários, relacionados ou semelhantes a ambos os gêneros binários. Ambisobinárie também já foi considerade subtipo de mesobinárie.[1] Ele pode abranger ambinárie/ambibinárie.

História[]

O sistema alibinário foi cunhado em 25 de junho de 2018 pelo blog Nbandproud. O sistema originalmente foi baseado em que tipos de problemas se enfrentou por causa de sua identidade de gênero.

Ligações externas[]

  1. The Alibinary System | Gender Wiki | Fandom
  2. Bandeiras alibinárias — the-gender-collector-emself
  3. Postagem da criação do sistema
  4. orgulho☆estrelado - sistema alibinário (neocities.org)
  5. Alinhamento de gênero e como essa terminologia se tornou inadequada ⋅ Plume (amplifi.casa)
  6. Alibinary System - LGBTA+ Wiki (lgbtqia.wiki)
  7. https://www.lgbtqia.wiki/wiki/Category:Gender_Spectrums
  1. Ask Pride-Color-Schemes : Seeking input regarding mesobinary (tumblr.com)
Advertisement