Wiki Diversidades
Advertisement

Wolfiane ou wolffiane descreve alguém cujo desenvolvimento fetal favoreceu a formação do ducto de Wolff. Wolffian ou wolfian é um termo alternativo às categorias "sexo masculino", "homem biológico" e "macho" como sexo fenotípico (alternativamente genotípico/genético) e corporalidade, visto que nem todes nessa categoria são homens ou masculines. A maioria des wolfianes são AMAB (designades como homem ao nascer).

Uma pessoa wolffiana ou wolfiana pode passar por terapia hormonal, tomar bloqueadores de hormônio (antiandrógenos) e/ou estrogênio (como estradiol e progesterona). Um indivíduo wolfiano ou wolffiano pode vir a ser microgamético (produzir microgametas) ou ser estéril ou infértil.

Wolffianes podem ser intersexo ou endossexo. No caso de endossexos, tipicamente indivíduos wolffianos têm pênis e testículos (podendo passar por falectomia, penectomia, escrotectomia, vasectomia, testectomia, etc.), a capacidade da espermatogênese (microgametogênese) e testosterona/androgênio como hormônio sexual primário (CPT, corpo predominantemente testosteronizado/androgenizado) [podendo passar por andropausa].

Pessoas wolffianas podem ser cis (cismasculinas) ou trans (transneutras, transfeminininas, transnulas, etc.), ter um gênero binário ou não-binário.

O termo equivalente para alguém cujo desenvolvimento fetal favoreceu os ductos de Müller é muleriane.

Ligações externas[]

Advertisement