Wiki Diversidades
Advertisement

Xenidade ou xeninidade são arquetipos relacionados a xenogênero. Ou seja, são características (comportamentos, roupas, cabelo, maquiagem, vestuário, acessórios, estilos de cabelo, formas de falar, linguagem corporal, conjunto de linguagem, penteado, etc.) tipicamente associadas a uma expressão xenogênera.

“Expressão xenogênera” pode estar denotar elaborações externas relacionadas com sensações, sentimentos, estéticas, cores, elementos da natureza, objetos espaciais, etc., em vez de ser dotade de características referentes a coisas mais associadas a gêneros.

Por exemplo, alguém pode postar uma lista de ideias para roupas xeninas para quem é xenogênero, listando roupas pastéis que escondem o corpo para quem é gendoux, roupas com cores de plantas e terra para pessoas ouygênero e outras pessoas de gêneros ligados a plantas, e roupas alegres e espalhafatosas para juínes.

Ou, alguém pode falar que algume personagem fictície é super xenine, por não ligar para o que outras pessoas acham de seu gênero e falar sempre sobre alguma estética ou razão de ser específica ao invés disso.

Exemplos praticos de xenidade:

  • Alguém que descreve sua expressão de gênero como “planta” por gostar de estampas de folhas e flores e de usar verde e marrom acima de se importar sobre suas roupas serem femininas, masculinas, andróginas, neutras ou afins pode dizer que tem uma expressão de gênero xenina.
  • Alguém que preferiria poder parecer e ser reconhecide como um monstro como resultado de uma transição corporal, ao invés de querer que seu corpo pareça mais neutro, sem gênero, ambíguo ou de algum gênero binário.
  • Alguém gênero neutro que associa sua neutralidade de gênero com as cores amarela e laranja de uma forma que vê estas como parte de seu gênero pode dizer que tem um elemento de gênero xenino.
  • Alguém que prefere usar conjuntos de linguagem relacionados a coisas do espaço, como va/ácu/o e -/estrel/a, ao invés de conjuntos de linguagem que tentam apenas ser neutros ou parecidos com os padrões, como a/el/o ou -/elu/e, pode dizer que seus conjuntos de linguagem são xeninos.
  • Alguém que é gênero-fofo pode dizer que, por seu gênero ter a ver com fofura e não com ambiguidade, androginia, feminilidade, masculinidade, neutralidade ou afins, é uma pessoa xenina.

Xenidade é o termo relacionado a xenogênero em contrapartida com masculinidade, feminilidade, neutralidade, androginidade, aporinidade, maveriquinidade, ambiguidade, autonomia, outerinidade, etc.

Advertisement