Wiki Diversidades
Advertisement

Xenopronomes são pronomes pessoais que transcendem a linguagem humana de gênero. Um xenopronome é considerado um tipo hipotético de neopronome que não pode ser entendido por humanes. Exemplos teóricos de xenopronomes incluem:

  • Pronomes que envolvem conceitos para os quais os seres humanos não têm palavras.
  • Pronomes cujos significados não podem ser traduzidos para qualquer outra língua natural (idioma).
  • Pronomes que incluem sons que seriam impossíveis para os seres humanos fazerem, se falados.
  • Pronomes que incluem sons que os seres humanos não podem ouvir, se falados (como unicódigos e emojis).
  • Pronomes que incluem movimentos que seriam impossíveis para os seres humanos fazerem, se assinados.
  • Pronomes expressos através de uma forma de comunicação que os seres humanos não podem usar.

É comum usar a palavra xenopronomes para designar pronomes substantivados (substantivares ou substantivais), que usam substantivos ou outras palavras (ou parte de palavras) no lugar de pronomes. A xenolinguagem também incluiria neoartigos e neodesinências atípicas ou não convencionais. Para casos de pronomes que não podem ser usados em oratória, recomenda-se pronomes auxiliares ou sintaxe nula de gênero natural.

Xenopronomes são exclusivos de alterhumanes e criaturas plurais não-humanas.

Ligações externas[]

Advertisement